Na “ansiedade' do Enem, estudantes se dividem entre estudar e passear

Candidatos aproveitaram o sábado (2) para anotar as últimas dicas para a redação durante aulão gratuito

| CAMPO GRANDE NEWS / FERNANDA PALHETA


Estudantes durante aulão na véspera da primeira prova do Enem (Foto: Fernanda Palheta)

Na véspera da primeira prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), os candidatos aproveitaram o sábado (2) para anotar as últimas dicas para a redação durante aulão gratuito organizado pela Prefeitura de Campo Grande, na Uniderp. Com o nervosismo para o exame, os estudantes se dividem entre os que vão focar no estudo nas últimas horas e os que vão tirar o resto do feriadão do Dia de Finados para passear e se distrair.

A estudante Danieli Lira, de 16 anos, que está no terceiro ano na Escola Estadual Dona Consuelo Muller contou que está um pouco nervosa e depois do aulão preparatório, na manhã de hoje, a rotina de estudo vai continuar em casa. “Hoje eu ainda vou pesquisar mais sobre os temas e os assuntos que podem cair na prova', explicou.

Na preparação para o exame, ela ainda relata que outra preocupação é com as horas de sono. “Eu costumo dormir tarde, mas durante toda essa semana estou dormindo mais cedo e hoje vou dormir no máximo às 22h', completa.

Para a estudante Cleidianny Carstens, de 17 anos, que e está no terceiro ano na Escola Estadual, o aulão foi só a primeira parte de um dia de revisão. Ela conta que está tentando manter a calma para que o nervosismo não atrapalhe amanhã. Depois de anotar as dicas ela relata que vai focar na preparação para a prova, já que para ela a redação é a parte mais difícil. “Vou dar uma relembrada em alguns assuntos que podem cair e treinar um pouco mais a redação', conta.

Já o estudante Juan Victor, de 17 anos, que está no terceiro ano na Escola Estadual Professora Flavina Maria Da Silva, vai tirar o resto do feriadão para se distrair. Na programação do dia está um passeio no shopping com os amigos e uma parada para o almoço. “Eu estudei o ano todo para a prova, então hoje eu me distrair para não ficar mais nervoso', explica.

Ele ainda convenceu o amigo a seguir a mesma programação. O estudante do terceiro ano na Escola Estadual Joaquim Murtinho, Thyago Lopes, de 17 anos, contou que a ideia inicial era fazer uma revisão na véspera da prova, mas mudou de ideia.

O estudante Arthur Vinicius, de 16 anos, que também está no terceiro ano na Escola Estadual Joaquim Murtinho vai tirar o dia para relaxar. Depois do passeio com os amigos ele quer descansar. “Hoje a tarde eu vou dormir para que amanhã durante a prova de linguagens e redação eu não fique com sono', justifica.

O aulão preparatório, organizado pela Prefeitura de Campo Grande, começou às 8h e segue até às 12h no bloco 5 da Uniderp.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE