Santuário abençoa canetas de candidatos do Enem na quinta-feira

Provas devem ser feitas com caneta esferográfica preta

| CORREIO DO ESTADO / GLAUCEA VACCARI


Canetas serão abençoadas na quinta-feira - Bruno Henrique / Arquivo / Correio do Estado

Às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro, o Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro fará benção especial aos candidatos e de canetas durante todas as missas nesta quinta-feira (31), às 9h, 15h e 19h.

Todos os inscritos no Enem poderão levar as canetas que serão utilizadas durante o teste para que sejam abençoadas ao final de cada missa. Importante lembrar que a prova só pode ser preenchida com caneta esferográfica de tinta preta, feita de material transparente.

Reitor do Santuário, Padre Reginaldo Padilha, comentou que a benção é um momento importante para as pessoas inscritas no Exame. “Vamos abençoar as canetas para que possam ter tranquilidade e serenidade ao realizar o teste”, comentou.

Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está localizado na Avenida Afonso Pena, 377, Bairro Amambaí. 

ENEM

Em Mato Grosso do Sul, 70.396 pessoas se inscreveram para fazer o Enem, que serve como critério de admissão em universidades públicas do País.

Devido ao fuso horário, o candidato deve ficar atento aos horários de fechamento dos portões. No Estado, portões dos locais de prova serão abertos às 11h e fechados ao meio-dia. Início das provas será às 12h30 e término às 18h. Neste ano não há horário de verão. 

Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), candidato deve consultar o local de prova na página do candidato. Relação de todos os locais não é divulgada por questões de segurança.

No primeiro domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para a realização da prova, que será de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação. No segundo domingo, são cinco horas para responder às questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática, totalizando 180 perguntas. O acesso à sala só será permitido com a apresentação de documento oficial de identificação com foto.

Inep recomenda ainda que o candidato imprima e leve o Cartão de Confirmação da Inscrição nos dois dias de provas. Só farão a prova aqueles que levaram caneta esferográfica de tinta preta, feita de material transparente. E ao entregar o telefone celular para ser lacrado em um pacote pelo fiscal, o aparelho deve ser desligado. Caso o celular emita algum som durante o exame, o participante será eliminado. Os resultados devem divulgados em janeiro de 2020.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE