Times do Nordeste lançam campanha de apoio à limpeza de óleo derramado nas praias

Seis clubes se uniram para publicar mensagens em seus perfis nas redes sociais e organizar ações dentro e fora de campo

| BAND


Camisa que o CSA usará no jogo contra o Flamengo (Foto: Divulgação/CSA)

Seis clubes do Nordeste que disputam as Séries A e B do Campeonato Brasileiro se uniram e lançaram uma campanha alertando para a situação das praias da região, atingidas por manchas de óleo desde o início de setembro. CSA, CRB, Vitória, Ceará, Fortaleza e Sport publicaram mensagens com as hastags #ClubesNordestinosUnidos e #SOSNordeste em suas páginas oficiais nas redes sociais e também organizaram ações dentro e fora de campo.

'O Nordeste está ainda mais unido contra o descaso que invade nossas praias. Manchamos nossas mãos, lamentamos pela vida marinha e pela beleza da nossa costa, vimos o avanço com tristeza, mas não medimos esforços para salvar a natureza da nossa Região. Essa é uma luta de todos', diz a mensagem da campanha.

O presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, cobra punição aos responsáveis pelo desastre ambiental. 'É lamentável essa situação no litoral nordestino, que é um dos mais bonitos do mundo e um ponto de turismo que movimenta a economia da região. De repente, o local se vê atingido por um vazamento como esse, que prejudica a vida marinha, os banhistas e até as pessoas que moram nos locais e querem ter um momento de lazer. Isso é algo muito ruim. Devemos identificar os culpados para saber de onde partiu esse vazamento e puni-los de forma correta', disse o dirigente ao Estado.

A diretoria do Ceará destacou a união dos clubes e das torcidas. 'Unidos podemos voltar a ter um ambiente saudável. Já realizamos a primeira campanha e podem ocorrer outras no futuro. Percebemos que a campanha teve um engajamento muito grande e esperamos que tudo seja resolvido para que todos possam usufruir de um ambiente saudável', explica Raimundo Lavor Neto, diretor de marketing do clube.

Além da campanha nas redes sociais, o Sport personalizou as camisas dos seus jogadores para a partida contra o Paraná pela Série B, na última quarta-feira, com os nomes das praias do Estado de Pernambuco e da região Nordeste atingidas pelo vazamento de óleo. O clube também anunciou sua sede como ponto de arrecadação de doações. Nesta última quinta-feira, o CRB exibiu uma faixa de protesto com a frase da campanha 'SOSNordeste' na partida com o Botafogo-SP.

O CSA já anunciou que domingo, contra o Flamengo, vai jogar com o uniforme 'sujo' com marcas de mãos sujas de óleo. 'A marca das mãos na camisa representa a luta do povo nordestino na limpeza das praias que foram atingidas pelo óleo nas últimas semanas', anunciou o clube alagoano.

A ação do CSA segue o que fez o Bahia, que não aparece na campanha 'SOSNordeste', mas foi o primeiro time que realizou uma partida com camisas personalizadas. A equipe enfrentou o Ceará, na última segunda-feira, com o uniforme 'manchado' de óleo. Depois, as camisas foram leiloadas, com renda revertida para as organizações que estão tentando combater o desastre ambiental. Na mesma partida, os jogadores do Ceará entraram em campo usando luvas, que simbolizavam o povo limpando as praias.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE