Campanha de doação sangue Secretaria de Saúde e Hemosul

Um simples gesto de amor e solidariedade pode gerar muitos sorrisos

| PM MARACAJU/PAULO ROBERTO BANCZEK


Reprodução

A Secretária de Saúde de Maracaju e Hemosul, convida você a ser um doador de sangue. Neste dia 04 e 05 de outubro no Posto Central terá coleta de sangue, seja um doador.

Dia 04 das 13:00 as 17:00 horas e dia 05 das 7:00 as 11:horas. A doação de sangue é um gesto solidário, uma única doação pode salvar até quatro vidas. Um simples gesto de amor e solidariedade pode gerar muitos sorrisos.

Faça sua parte, independentemente de parentesco entre o doador e quem receberá a doação O sangue é insubstituível e sem ele é impossível viver Quais são os requisitos para doação de sangue? Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Pessoas com febre,

gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente. O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

Os requisitos para doar sangue é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:

• Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.

• Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

• Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

• Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

• A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres.

• O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE