Inmet prevê semana de baixa umidade do ar, com calor de dia e noites amenas

Meteorologia alerta para risco de umidade do ar chegar a 20% em Campo Grande

| CAMPO GRANDE NEWS / HUMBERTO MARQUES


Inmet prevê dias com céu entre claro e parcialmente nublado e noites amenas; umidade deve se aproximar de 20%. (Foto: Humberto Marques)

A influência da alta pressão atmosférica continuará a inibir a entrada de sistemas frontais e formação de nuvens de chuva sobre Mato Grosso do Sul, pelo menos, até quinta-feira (1º). É o que prevê o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), ao recomendar que a população esteja pronta para mais dias de baixa umidade do ar, com índices próximos a 20%, dias quentes e noites amenas.

A meteorologia prevê uma segunda-feira (29) com elevação nas temperaturas mínimas –mas ainda amenas durante a madrugada. O céu deve permanecer aberto, gerando rápido aquecimento durante o dia e perdas de calor em igual velocidade no fim do dia.

A alta pressão mantém a umidade baixa, principalmente durante a tarde. Em tais condições, é recomendado cuidado com focos de incêndio e o ressecamento do sistema respiratório e da pele, evitando-se atividades ao ar livre nos horários de sol mais intenso e uso de hidratante e protetor solar.

Nesta segunda, todas as regiões do Estado devem ter o mesmo cenário climático: manhãs de céu claro, tardes com céu entre aberto e parcialmente nublado com névoa seca, e alguma nebulosidade à noite.

Em Campo Grande, as temperaturas oscilam entre 17 ºC e 30 ºC; vão de 16 ºC a 33 ºC no centro-norte (de Jaraguari a Sonora); de 17 ºC a 32 ºC na faixa leste (que vai de Cassilândia a Taquarussu); e de 13 ºC a 32 ºC no sul e sudoeste (Grande Dourados e fronteira com o Paraguai). Nessas regiões, a umidade do ar deve chegar a 30%.

Os termômetros variam de 15 ºC a 34 ºC no Pantanal (Aquidauana, Corumbá e Porto Murtinho), onde a umidade pode chegar a 25%.

De terça (30) a quinta-feira, os percentuais de umidade podem atingir 20% no Estado, incluindo Campo Grande. As temperaturas vão de 13ºC a 36ºC em Mato Grosso do Sul e ficam entre 17 ºC e 33 ºC na Capital.

O Inmet prevê que, até sexta-feira (2), uma frente fria deve conseguir se aproximar de Mato Grosso do Sul, trazendo chuva e queda nas temperaturas.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE