Para Fiems, registro automático implantado pela Jucems vai estimular abertura de empresas

A Junta agora cumpre um papel fundamental, que é o de facilitar o ambiente de negócios em nosso Estado

| FIEMS


Para Fiems, registro automático implantado pela Jucems vai estimular abertura de empresas

Representante da Fiems no Colegiado de Vogais da Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul), o presidente do Simemae/MS (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Mato Grosso do Sul), Irineu Milanesi, afirma que a possibilidade de abrir empresas de forma totalmente online e em questão de segundos vai estimular a abertura de novos negócios no Estado, movimentando uma cadeia de consumo e geração de emprego e renda.

Implantado nesta terça-feira (02/07) pela Jucems e Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), a nova ferramenta torna o processo mais ágil e 100% digital. A desburocratização e otimização dos processos foram umas das pautas prioritárias elencadas pelo empresário ao tomar posse, em fevereiro deste ano, no Colegiado da Junta Comercial.

“Enquanto representante da Fiems, temos apresentado nas reuniões as demandas dos industriais e os entraves enfrentados por eles e, em conjunto com as entidades dos demais setores, buscamos soluções que possam facilitar o dia a dia do empresário. Uma destas demandas era a facilitação de abertura e fechamento das empresas porque, acreditamos, a mudança vai estimular o ambiente de negócios e estimular a abertura de empreendimentos”, considerou o empresário, destacando que a representatividade no colegiado é fundamental para a resolução das demandas do setor e vai contribuir para reduzir o quadro de funcionários da Junta no Estado.

Histórico

O Registro Automático de empresas foi lançado oficialmente no auditório da Semagro e encerra um processo iniciado em 2015 pela administração estadual, em parceria com o Sebrae e demais instituições do setor produtivo para desburocratizar e oferecer mais agilidade e segurança no processo de abertura de empresas em Mato Grosso do Sul. “A estratégia do governador Reinaldo Azambuja tem sido trabalhar fortemente o Governo Digital, e-Gov, para promover a desburocratização dos serviços públicos e dar mais agilidade e confiança ao cidadão. A tecnologia tem de ser utilizada para facilitar a vida do cidadão e promover essa interação de confiança com o poder público”, disse titular da Semagro, Jaime Verruck, durante o evento.

O diretor-presidente da Jucems, Augusto César de Castro, explica que, para abrir uma empresa pela internet, basta acessar o site www.jucems.ms.gov.br. “O serviço está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. É possível para constituição de empresário, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) e LTDA. O usuário tem o seu documento aprovado em milésimos de segundo, com o Registro e CNPJ gerados automaticamente, sem a necessidade de intervenção humana. Para o empreendedor, é mais uma barreira que cai. A Junta agora cumpre um papel fundamental, que é o de facilitar o ambiente de negócios em nosso Estado”, explicou.

A implantação do Registro Automático da Junta Comercial foi autorizada pela Deliberação Plenária JUCEMS nº 002 de 19 de junho de 2019, publicada em Diário Oficial e que “Autoriza e disciplina os procedimentos para a adoção do registro Automático de Empresas, de que cuida a Medida Provisória nº 876, de 13 de março de 2019, no âmbito desta Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul – JUCEMS, mediante a utilização dos sistemas informatizados de registro com a funcionalidade específica no Sistema de Registro Mercantil/SRM”.

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE