Na bandeira vermelha, Itaporã amplia toque de recolher e proíbe idosos e crianças no comércio

Venda de bebidas alcoólicas foi limitada ao sistema pegue-e-leve

| MIDIAMAX


Foto: Saul Schramm/Subcom-MS

A prefeitura de Itaporã, cidade no sul de Mato Grosso do Sul, regulamentou as restrições contra a Covid-19 para os próximos 15 dias. O decreto foi publicado na edição desta quarta-feira (23) do Diário Oficial do município.

Entre 25 de junho e 7 de julho, Itaporã estará com bandeira vermelha no Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia). Com alto risco de transmissão do novo coronavírus, a recomendação do Governo do Estado é manter apenas atividades essenciais e não essenciais de baixo.

Com as recentes mudanças no programa, a adoção das medidas passa a ser facultativa pelas prefeituras. A última atualização foi alvo de impasse entre municípios, o que levou à judicialização e diversas modificações na estrutura do Prosseguir.

Já está valendo a partir de hoje em Itaporã o toque de recolher entre 19h e 5h. Nesse período, a entrega de alimentos, bebidas e medicamentos fica autorizada até a meia-noite.

O comércio poderá abrir com limitação de público. Supermercados devem limitar a entrada a 40% da capacidade; padarias, açougues, farmácias e outros só podem atender até quatro pessoas e lojas em geral, até cinco pessoas.

Restaurantes, lanchonetes e sorveterias devem abrir com 50% da capacidade. A venda de bebidas alcoólicas está liberada para compra e consumo em casa, sendo vedado o ato de beber nos estabelecimentos comerciais.

Igrejas devem abrir com apenas 20% da capacidade e recomendar aos fiéis com comorbidades que se abstenham de comparecer. Além disso, o comércio deve vetar a entrada de menores de 12 anos e maiores de 60 anos.

Eventos continuam proibidos e o uso de máscara de proteção em vias públicas segue obrigatório. O regramento completo pode ser lido no Diário Oficial (clique aqui para conferir).


Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do Canaldaqui (67) 98186-1999

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100010531782535

Clique aqui e receba notícias do Canaldaqui no seu WhatsApp!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE