Confira aqui as proposições apresentadas pelos vereadores jardinenses na sessão ordinária de 27 de abril de 2021

| CM JARDIM


VER. EDUARDO NARDON – PP

O 2º secretário Eduardo Nardon apresentou indicação para que envie expediente ao Deputado Estadual Evander Vendramini-PP, solicitando apoio junto aos órgãos competentes, para que seja feita a sinalização ciclística, conforme legislação vigente, nas rodovias estadual e federal, que passam pelo município, dando maior segurança aos ciclistas que precisam diariamente utilizá-las, tanto para o lazer ou trabalho.

O parlamentar também solicitou à Prefeita Municipal, Dra. Clediane Aréco Matzenbacher, para que determine ao setor competente da municipalidade, a possibilidade de elaborar um projeto de recuperação completo das instalações da Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTR), ouvindo os membros da Associação de catadores de materiais recicláveis “Nossa Senhora Aparecida', bem como outros envolvidos.

VERª TEREZA MOREIRA – DEM

A 1ª secretária Tereza Moreira solicitou à Prefeita Municipal, Dra. Clediane Aréco Matzenbacher, que determine ao setor competente da municipalidade, um estudo para que seja feita a reforma da quadra de esportes e dos banheiros próximos a mesma, no Distrito do Boqueirão. “A quadra necessita de reformas, não há cestas para jogos de basquete, não há suporte para a colocação das redes de vôlei, não há traves e não conta com iluminação, pois as lâmpadas estão todas queimadas', justificou Moreira. Segundo a parlamentar, “esse local é usado por crianças e jovens, para que possam fazer suas atividades de lazer e como moram num distrito, não têm acesso a outros locais de lazer. Essa solicitação nos foi encaminhada pelos moradores do distrito que esclareceram ainda que a quadra é usada pela Escola e pelo Projeto da Assistência Social, sendo assim, a reforma precisa ser o mais breve possível'.

A parlamentar também apresentou indicação para que seja enviado expediente à Prefeita Municipal, Dra. Clediane Aréco Matzenbacher, com cópia ao senhor Euro Nunes Varanis Júnior, Superintendente do DNIT-MS, para que determine ao setor competente da municipalidade, um estudo para que possam fazer a abertura no canteiro da BR 267, vindo da Rua Vereador Romeu de Medeiros, abrindo neste local um acesso à BR que segue para a cidade de Porto Murtinho. “Justificamos nosso pedido para uma diminuição do fluxo de carros, motos e ciclistas na Av. Duque de Caxias, em certos horários, como o de abertura dos bancos. Também iria desafogar o trânsito no prolongamento da Av. 11 de Dezembro, perto do Supermercado São José e lojas que estão localizados nesta via e em frente ao Hospital Mal. Rondon, trecho específico, onde já aconteceram muitos acidentes, alguns deles com vítimas fatais, por se tratar do único acesso a BR, trazendo todo o trânsito dos carros e motos desde a Av. Duque de Caxias, causando transtornos a todos. Com a abertura desse acesso, próximo a Caixa Econômica Federal, desafoga o trânsito, além de facilitar também o acesso a rotatória que segue para Bela Vista'.

Tereza Moreira também solicitou envio de expediente à Prefeita Municipal, Dra. Clediane Aréco Matzenbacher, com cópia a Secretária de Saúde Janaína Willeman, que informe aos médicos do município (SUS), que os mesmos prescrevam os medicamentos pelo princípio ativo e não pela marca. A resolução número 29 da Comissão Inter Gestores Tripartite do Ministério da Saúde, dispõe sobre a apresentação de justificativa para prescrição de medicamentos. Foi editada em 26 de Janeiro de 2017 e publicada no D.O.U de 01 de Novembro de 2017, seguindo o que determina a legislação vigente e expressa a administrativa do Ministério da Saúde, que renova a orientação aos profissionais sob o alcance dos serviços do SUS, a prescrever medicamentos existentes na farmácia pública do município, caso o médico for prescrever que não tem no SUS, ele deverá fazê-lo no seu receituário particular e informar o paciente que está sendo prescrito a medicação que não tem na Farmácia Municipal.

Justificando sua solicitação, a vereadora disse que, “o Município deverá criar uma forma de informar a população que eles devem exigir que os médicos cumprissem esta Resolução, prescrevendo os medicamentos que eles têm por direito retirar gratuitamente, buscar junto ao Conselho de Saúde para que façam a fiscalização nas Unidades Básicas de Saúde.

Esta indicação que ora estamos fazendo, só foi possível porque fomos até Campo Grande, em uma capacitação, e tivemos a oportunidade de saber quais os direitos dos cidadãos e colocar em prática', ressaltou.

VER. ALTAIR CACHO FILHO – DEM

O 1º vice-presidente Juninho Cacho solicitou que seja enviado expediente ao Secretário de Estado de Infraestrutura – SEINFRA – Eduardo Corrêa Riedel, com cópia ao Gerente do Agesul – Unidade de Jardim, Edmilson Nogueira Escobar, requerendo bueiros celulares, para que sejam colocados e assim canalizados os 03 (três) córregos que ficam na estrada rural que dá acesso ao distrito do Boqueirão, e que darão uma vazão maior as aguas dos córregos.

O vereador solicitou também que envie expediente ao Gerente do Agesul – Unidade de Jardim, Edmilson Nogueira Escobar, requerendo o aterro da cabeceira da ponte sobre o Rio Aquidabam, onde não há aterros nos dois lados, uma vez que a ponte é de concreto e nova.  “Com as fortes chuvas os riscos são grandes de desabarem se não forem feitos os aterros', justificou Cacho.

O parlamentar ainda solicitou por parte da Secretaria de Obras – Departamento de Trânsito, aos cuidados de Amanda Pereira, que informe sobre o transporte coletivo que está atuando em nosso município, quais as condições do veículo e quem está administrando a concessão.

Cacho também requereu ao Secretário de Obras, Geraldo Alencar, informações sobre o andamento da Obra da quadra coberta da Praça Evandro Bazzo, que está parada e se há possibilidade de dar andamento para conclusão e se há recursos para tal.

O vereador ainda solicitou envio de expediente à Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, com cópia ao Deputado Zé Teixeira, para que aloque recursos no orçamento da União, para a aquisição de um caminhão, tipo Truck caçamba, um caminhão tipo 3×4, carga seca, direcionados a atender os Assentamentos para carregamento de calcário, sementes, adubo e outros objetos do município de Jardim, sendo que esses veículos devem ficar à disposição da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

VER. ANTONIO CAUBY – PATRIOTA

O 2º vice-presidente Antonio Cauby solicitou que envie expediente Deputado Estadual Lídio Lopes, para que o mesmo aloque recursos no orçamento do Estado, para a compra de um Ultrassom portátil, afim de ser usado na Atenção Básica de Saúde, aparelho que faz muita falta em atendimento aos pacientes que necessitam usá-lo.

O parlamentar também solicitou ao Secretário de Obras, Geraldo Alencar, o patrolamento e cascalhamento da Rua Tacuru na Vila Camisão, perto da Agência do Detran e na Rua Bento Fernandes Leite, bairro Pousada do Sol, próximo a Escola Municipal Rufina Caldas. “Com as fortes chuvas e o intenso tráfego de carros, as vias nos referidos trechos, necessitam de reparos, pois apresentam muitos buracos, colocando em risco a vida dos que trafegam por ali', justificou o vereador.

VER. HANS MULLER RIOS DE LIMA – PSD

O vereador Hans Muller solicitou que envie expediente ao Secretário de Obras, Geraldo Alencar, para que estude a possibilidade de fazer a limpeza, com roçadas e retirada de lixos e entulhos, na Praça do Biola, na Vila Paraiso, pois com as fortes chuvas e o sol quente, o mato cresce vertiginosamente, o que poderá ocasionar o acúmulo de água e com isso causando a proliferação de mosquitos e animais peçonhentos. “A limpeza é urgente, pois já estamos em época de chuvas, o que contribui muito com surgimento de animais nocivos', justificou.

O parlamentar também solicitou ao Secretário de Obras, Geraldo Alencar, que estude a possibilidade de fazer a limpeza, com roçadas e retirada de lixos e entulhos na Rua Valter Luiz do Vale Gomes, na Vila Primeira Curva, que está precisando urgentemente desses serviços.

Hans Muller ainda requereu junto ao senhor Admilson Pereira da Rosa, Gerente do departamento de iluminação pública, que estude a possibilidade de fazer instalação de iluminação no campinho da Vila Santa Tereza. “Essa é a única área de lazer na localidade onde se concentra um grande número de moradores, que necessitam de um lugar para suas recreações', justificou.

VERª JAKELINE DOMINGUES AYALA – PSD

A vereadora Jakeline Ayala solicitou envio de expediente à Secretaria de Obras, aos cuidados do senhor Admilson Pereira da Rosa,  Gerente do departamento de iluminação pública, para que estude a possibilidade de fazer reparos na rede de iluminação pública da Rua Wilk de Figueiredo esquina com a Rua Vital Luís Neves, número 15, na Vila Jardim São Francisco, bem como,  em toda a sua extensão, pois há várias lâmpadas queimadas com vários trechos escuros, colocando em perigo a segurança dos moradores e dos que transitam naquela via, no período noturno.

A parlamentar também solicitou envio de expediente à Prefeita Municipal, Dra. Clediane Areco Matzenbacher, que estude a possibilidade de fazer a doação de um terreno para a Associação de Pais e Amigos da Natação de Jardim – APANJ, “associação está que tem entre suas finalidades, a inclusão social e o aperfeiçoamento da natação através do esporte e educação, com estímulo à formação de atletas e à participação em competições', justificou a vereadora.


Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do Canaldaqui (67) 98186-1999

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100010531782535

Clique aqui e receba notícias do Canaldaqui no seu WhatsApp!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE