Mulher de 62 anos é a primeira a morrer por Covid-19 em Paraíso das Águas

A vítima sofria de diabetes e doença pulmonar obstrutiva crônica. Ela foi diagnosticada no dia 15 de julho

| GEISY GARNES / CAMPO GRANDE NEWS


Ilda Alves de Oliveira foi diagnosticada no dia 15 de julho (Foto: BNC Notícias)

Paraíso das Águas – município a 278 quilômetros de Campo Grande – registrou neste fim de semana a primeira morte por Covid-19. A vítima, de 62 anos, sofria de diabetes e doença pulmonar obstrutiva crônica.

As informações sobre o caso foram divulgadas pelo site BNC Notícias. Ilda Alves de Oliveira procurou a unidade de saúde da cidade no dia 10 de julho. Ela apresentava os primeiros sintomas da doença, semelhantes a uma “síndrome gripal'. No mesmo dia, foi coletado material para exame e enviado ao Lacen (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul).

O resultado positivo para coronavírus chegou no dia 15 de julho. Conforme informações repassadas pela Secretaria Municipal de Saúde, com a confirmação, Ilda passou a ser monitorada diariamente pela coordenação da vigilância epidemiológica e atenção básica e apresentava sintomas leves.

Neste domingo (19), no entanto, teve complicações respiratórias. Ainda segundo o site local, foi a própria paciente que ligou para a equipe de monitoramento e avisou estar com falta de ar. Ela foi socorrida até o Pronto Atendimento Médico do município, onde foi determinado a transferência imediata a Campo Grande devido a gravidade do quadro. Ilda morreu antes que a vaga na Capital fosse destinada a ela.

Até está segunda-feira (20), 42 municípios de Mato Grosso do Sul já registraram mortes por Covid-19. Nos registros oficiais da Secretaria Estadual de Saúde, divulgados nesta manhã, o Estado já contabiliza 228 mortes até agora, 138 apenas em julho.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE