Segunda, 25 de março de 2019
(67) 98186-1999 - [email protected]
Economia

16/03/2019 ás 10h37

12

Aparecido Francisco

Mato Grosso do Sul / MS

Cadastro positivo: veja os prós e contras do sistema
Projeto aprovado no Senado ainda precisa de sanção do presidente Bolsonaro
Cadastro positivo: veja os prós  e contras do sistema
Cadastro positivo: veja os prós e contras do sistema

O cadastro positivo, banco de dados que reúne as informações de crédito dos bons pagadores, deve agora passar a ser automático. A matéria aprovada esta semana no Senado ainda vai ter qu ser sancionada, mas já está gerando dúvidas e polêmicas. Do lado contrário, especialistas alegam que o sistema pode expor dados financeiros dos consumidores e prejudicar sua segurança digital. Do lado dos defensores estão os bancos, as empresas de crédito e varejo que vislumbram a possibilidade de tornar o acesso ao crédito mais fácil e com juros menores para consumidores e empresas que honram seus compromissos financeiros.


VANTAGENS


- Para o consumidor simples o cadastro promete reduzir o custo dos empréstimos e financiamentos mediante uma melhor avaliação do risco. Mas por enquanto fica apenas na promessa.


- Para as empresas as vantagens seriam maior visibilidade sobre a capacidade de endividamento das pessoas e avaliação de crédito. 


DESVANTAGENS


-A lei que criou o cadastro positivo não estabeleceu nenhum benefício concreto ao consumidor positivo, como por exemplo, a redução dos juros. Em geral os juros são os mesmos para todos, em especial nos grandes bancos e financeiras, onde a capacidade de negociação é praticamente inexistente. O mesmo ocorre com o financiamento diretamente com os lojistas.


- Não se sabe ao certo como funcionam os critérios desse cadastro, e, especial, qual é  o peso de cada item tem para se estabelecer a “capacidade de financiamento” do consumidor positivo. Outra situação é se o consumidor já foi negativado um dia ou se atrasar algum pagamento, como isso irá pesar em seu histórico 


-Como cada banco de dados adota o seu próprio cálculo, o consumidor poderá ter um score positivo baixo no Serasa e alto no Boa Vista, gerando uma grande instabilidade no sistema positivo.
Quanto tempo que as informações ficam no cadastro positivo?

No cadastro negativo como no caso do nome no SPC/Serasa, a anotação é excluída após 5 (cinco) anos.

-Já no cadastro positivo, se o consumidor tiver seu nome incluído no SPC (cadastro negativo) essa informação pode permanecer em seu currículo financeiro por 15 (quinze) anos. Até os pequenos atrasos nos pagamentos vão permanecer por todo esse tempo registrados no histórico do cadastrado .​

FONTE: Com Agências

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium