Quinta, 25 de abril de 2019
(67) 98186-1999 - [email protected]
Amambaí

23/02/2019 ás 10h09

112

Aparecido Francisco

Mato Grosso do Sul / MS

Amambai é referência no Cone Sul com projeto Bombeiro na Escola Aluno Cidadão
Amambai é uma das três cidades que recebem o projeto em todo o Mato Grosso do Sul
Amambai é referência no Cone Sul com projeto Bombeiro na Escola Aluno Cidadão
O “Bombeiro na Escola, Aluno Cidadão” é realizado na escola municipal Júlio Manvailer com os alunos do 6º ano do ensino fundamental. Foto: Raquel Fernandes

Raquel Fernandes


Em tempos em que a educação, o respeito ao próximo e a responsabilidade social parecem perder força em muitos contextos de nossa sociedade, algumas ações surpreendem e renovam esperanças da construção de um mundo melhor. Um destes exemplos de ações tem acontecido no município de Amambai, por meio do  projeto do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul: Bombeiro na Escola, Aluno Cidadão.


O projeto nasceu em Campo Grande e tem como diretor o Coronel Roberto Marinho Chermont. Além da Capital, apenas Amambai e Nova Alvorada do Sul contam com a realização deste trabalho.


O “Bombeiro na Escola, Aluno Cidadão”, que teve início efetivamente, neste ano de 2019, é realizado na escola municipal Júlio Manvailer com os alunos do 6º ano do ensino fundamental. Os estudantes integrantes do projeto frequentam as aulas normalmente como em todas as outras turmas.  A diferença é que além de utilizarem um uniforme do projeto e terem o compromisso de estarem na escola 15 minutos antes de iniciar as aulas, eles recebem uma complementação no ensino, com ações educacionais que estimulam a promoção e o respeito à cidadania, além de receberem conhecimentos para a prevenção de acidentes e primeiros socorros.


Toda essa complementação pedadógica no projeto em Amambai é proporcionada pelo 16º Subgrupamento de Bombeiros Militares. Todos os dias, às 06h45min, o bombeiro sargento Mário José Sarmento Lopes recebe os estudantes repassando noções de ordem unida e orientações das atividades que serão realizadas durante o dia. No contraturno escolar, os alunos recebem orientação, atividades, treinamentos para a complementação do ensino, além de estudarem os hinos do município, do estado, do País e a canção do bombeiro, como estímulo ao patriotismo.


 “A gente acompanha eles aqui no período matutino. Qualquer problema ocorrido em sala de aula, nós atuamos. O trabalho é realizado apenas com a turma do 6º ano, mas a gente percebe que as outras salas já estão sendo atingidas pelo projeto. Só o fato de ter um bombeiro fardado dentro da escola, gera um respeito. Estou na escola todos os dias, e quando vejo, por exemplo, na hora do intervalo, algum aluno fazendo bagunça, mesmo que não seja da turma do projeto, eu chamo atenção, oriento e o problema é resolvido.”, conta o Bombeiro Mário.


A aluna Karen Fernanda Vargas Gonçalves, de 13 anos, é integrante do projeto e conta que comemorou quando soube que teria a oportunidade de receber  orientações dos Bombeiros. “Eu gosto muito deste projeto. Eu tenho muito a agradecer a minha escola, diretoras e professores que batalharam por nós. Eu contei para um amigo meu que estudava em outra escola e ele se matriculou aqui, só para fazer parte também.”, destaca a aluna com muito entusiasmo contando ainda que sonha em ser Polícia Militar.


Para que viesse até o município, o Corpo de Bombeiros de Amambai realizou capacitações e treinamentos para atuar neste projeto. Após esta etapa, foi firmada parceria com a Prefeitura de Amambai e com a escola municipal Julio Manvailer.


Com a chegada e a realização do projeto, nota-se na comunidade escolar um orgulho coletivo. São pais, alunos e profissionais da educação, todos encantados com o projeto Bombeiro na Escola, Aluno Cidadão.


“Gostaria de colocar a minha gratidão por este projeto. Eu tenho a expectativa e a certeza que esse projeto veio para somar e fazer a diferença em nossa escola. Eu tenho convicção de que quando um grupo dá as mãos, tudo se fortalece.”, destacou a diretora da escola Júlio Manvailer,  Claudenira Videira Scherwinski.


Recreio assistido


Outra atividade que tem sido desenvolvida pelos estudantes do projeto é o recreio assistido. Conforme explica o bombeiro Mário, todos os dias, são escolhidos de 3 a 5 alunos para auxiliar a cuidar das crianças pequenas durante o intervalo escolar, proporcionando a criação de uma consciência e responsabilidade em cuidar do próximo.


Novidade


Durante este ano serão desenvolvidas algumas atividades fora do ambiente escolar. Conforme informou o Sargento Mário, a novidade é que 16º Subgrupamento está com um projeto de construção de uma piscina semiolímpica, no quartel do Bombeiros, possibilitando aos alunos do projeto receberem aulas de natação.


O projeto Bombeiro na Escola, Aluno Cidadão tem como objetivo aumentar a realização no município e no estado.


16º SGBM


16º Subgrupamento de Bombeiros Militar – (16º SGBM) está instalado em Amambai, desde o dia 20 de dezembro de 2006. Ele fica localizado na  Rua Rui Barbosa, 1113, Centro Amambai/MS e tem como comandante o Tenente Carlos Ernesto Leite Moraes, desde o dia 15 de fevereiro de 2019.


 


 


Fonte: Raquel Fernandes/Grupo A Gazeta

FONTE: A gazeta News

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium