Quinta, 19 de julho de 2018
(67) 98186-1999
Polícia

06/07/2018 ás 20h43

37

Aparecido Francisco

Mato Grosso do Sul / MS

Nova portaria da Penitenciária de Três Lagoas tem visores blindados e aparelho de raio-x
Houve também a construção do solário das celas disciplinares, com 15 m² de área construída e grades e telas no teto.
Nova portaria da Penitenciária de Três Lagoas tem visores blindados e aparelho de raio-x
Nova portaria da Penitenciária de Três Lagoas tem visores blindados e aparelho de raio-x

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), inaugurou nesta sexta-feira (6.7) a nova estrutura da portaria da Penitenciária de Segurança Média de Três Lagoas (PSMTL).


A reestruturação do espaço foi realizada graças à parceria entre a Agepen, Poder Judiciário, Conselho da Comunidade e Ministério Público Estadual, envolvendo investimentos na ordem de R$ 80 mil, com recursos próprios e apoio financeiro da 1ª Vara Criminal de Três Lagoas.


Conforme o diretor da penitenciária, Raul Ramalho, as obras possibilitaram um espaço mais amplo, moderno e seguro. Agora, o setor que dá acesso ao presídio está equipado com visores blindados e abertura eletromagnética. Além disso, há um corredor com portão de contenção, e passagem obrigatória pelo detector de metal.


Com a reforma, foram construídos locais específicos para a instalação de aparelhos de raio x, já estando em funcionamento a esteira detectora; utilizada para vistoriar materiais e pertences levados até presídio. A unidade também será uma das contempladas com o scanner corporal, para revista corporal de visitantes; os equipamentos estão em fase de abertura de licitação para aquisição pela Agepen.



Com a reforma, foram construídos locais específicos para a instalação de aparelhos de raio x, já estando em funcionamento a esteira detectora.



Entre as importantes melhorias trazidas com a obra, também está a construção de uma sala para revistas de familiares visitantes já na entrada do presídio e um espaço de espera para quem precisar realizar algum procedimento na unidade prisional.


Durante a solenidade, a PSMTL recebeu do Conselho da Comunidade a cedência de um trator com roçadeira para ajudar nos trabalhos desenvolvidos no local.


Para o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, “a nova portaria da penitenciária tem uma importância  significativa,  pois dá melhores condições de os servidores executarem um bom trabalho, ao mesmo tempo que possibilita um melhor atendimento aos familiares de internos, bem como às demais pessoas que adentram ao presídio”.


O juiz corregedor das unidades penais de Três Lagoas, Rodrigo Pedrini, reforçou que, além das iniciativas expressivas no sistema penitenciário, se destaca no campo da segurança pública, seja nas ações ostensivas da Polícia Militar, resolução de crimes pela Polícia Civil, apreensões de drogas pelas polícias federais. “Temos hoje 100% de resolução de homicídios na cidade e mais de 60% nos casos de crimes ao patrimônio”, disse, entre outros exemplos citados.


Presente na solenidade de inauguração,  o coordenador das Varas de Execução Penal, desembargador Luiz Gonzaga Mendes Marques, enfatizou que as melhorias realizadas “demonstram a conjugação de esforços entre os poderes”.


Outros presídios


Ainda hoje também foram inauguradas benfeitorias realizadas no Estabelecimento Penal Feminino de Três Lagoas e na Colônia Penal Industrial Paracelso de Lima Vieira Jesus, Unidade Masculina de Regime Semiaberto da cidade.


No presídio feminino, foi implantado um sistema de videomonitoramento, com 47 câmeras instaladas em pontos estratégicos. Houve também a construção do solário das celas disciplinares, com 15 m² de área construída e grades e telas no teto.



No presídio feminino, foi implantado um sistema de videomonitoramento, com 47 câmeras instaladas em pontos estratégicos.



As melhorias abrangeram, ainda, a revitalização da fachada externa da unidade, com pintura muros nas cores com as cores padronizadas da Agepen e instalação de placa de identificação do presídio.


Já na Colônia Penal, foi realizada a pintura e identificação visual do prédio e construção da guarita de vigilância.


As benfeitorias nos dois estabelecimentos penais envolveram um investimento de R$ 96.890 e, assim, como a reestruturação desta portaria da PSMTL, foram promovidas também em parceria com o Poder Judiciário.


Também participaram da solenidade o secretário de Desenvolvimento do Município, José  Moraes; o coordenador de Políticas Penitenciária da Sejusp, Rafael Garcia Ribeiro; o presidente do Conselho da Comunidade, José Rodrigues; os promotores de Justiça, Moisés Casarotto e Jui Bueno Nogueira; entre outras autoridades.


Texto e fotos: Keila Oliveira – Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen)

FONTE: Portal do MS

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium